top of page

A importância de ousar

Atualizado: 4 de jun. de 2019

Vez ou outra é bom seguir uma receita já consagrada e testada, de alguém que já fez e deu certo, reduzindo as chances de erro. Mas também é importante ousar fazer algo diferente, exagerar, descobrir limites.

E foi isso que fizemos na brassagem de uma Russian Imperial Stout, a "Choco & Pepper".


Decidimos encarar várias novidades (para nós, pelo menos) de uma só vez: adição de extrato de pimenta de altíssima picância, adição de favas de baunilha para aroma especial, e uso de nibs de cacau. Mas o desafio verdadeiro ficou por conta da carga de malte na panela de 40 litros: foram quase 15Kg de 5 maltes diferentes, além de flocos de aveia. O cozimento se deu no limite e, por sorte (e graças a um bom preparo da cama no fundo falso), não tivemos entupimento da bomba de circulação, nem mosto transbordando.


Quando formos repetir futuramente esta receita, faremos algumas coisas diferentes. Por enquanto resta a ansiedade para conferir o resultado final daqui algumas semanas. Mas já valeu pela ousadia.


[UPDATE 04-junho-2019]: Nossa Russian Imperial Stout não só ficou muito boa, como acabou levando bronze no IX Concurso da Acerva Paulista na categoria Experimental Beer. Vale a pena ousar!



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page